terça-feira, 1 de março de 2016

HISTORIAS DOS PONTOS MAIS CURIOSOS DA ESTRADA - POÇÕES - NOVA CANAÃ - BA 262 - 1935 - BENVINDO MOTA

PROJETO - HISTÓRIA VIVA DE NOVA CANAÃ - BAHIA
Idealização e Produção - Zilton Rocha e Fernando Matos

BENVINDO MOTA - HISTORIAS DOS PONTOS MAIS CURIOSOS DA ESTRADA - POÇÕES - NOVA CANAÃ - BA 262 - 1935

Série – Histórica

Entrevista concedida a Zilton Rocha e Fernando Matos em Nova Canaã, Bahia, outubro de 1990 quando Benvindo B. Mota tinha 80 anos.

Benvindo Batista Mota – Nascida no Município de Itamarantiba, MG em 1910, migrou para a Cidade de Poções em 1932, se radicando na região das Andorinhas nas proximidades da Vila de Água Fria. Veio para região quando resolveu seguir para o Rio de Janeiro saindo de Itamarantiba em Minas Gerais passando por Porções para chegar a Ilhéus e pegar o navio. Ficou em Poções e foi contratado pela prefeitura (Manuel Emiliano de Andrade – Maneca Moreira), se especializando e abrir estradas. Casado com Dona Noveyork, filha de Salustiano Venâncio Sampaio morador das Pedrinhas que teve como filha Noveyork, Fé, Esperança e Caridade. Do casamento de Benvindo com Noveyork nasceram 9 filho: Veronica; Ebert; Roberto, Davi, Tibiriçá, Itamar, Neide Liliane Sampaio Mota, Yara e Ubirajara Sampaio Mota. Foi vereador por quatro mandatos em Nova Canaã e vice-prefeito na gestão de Marival Fraga.

História da Construção da BA-262 que liga a Cidade de Poções, passando por Nova Canaã (terra prometida), Iguaí (fonte de beber água), Ibicuí (água do pó da terra) até Ponto de Astério. Antes de 1935 havia uma estrada de pedestre que ligava Poções as vilas de Morrinhos, Água Fria, Iguaí até o Povoado do Guarani (Ibicuí). No mandato de Maneca Moreira, prefeito de Poções em 1935, Benvindo Mota foi encarregado de construído os primeiros 30 km até o Capa-Bode, com orçamento da prefeitura e ajuda dos fazendeiros. Todo esse trecho foi construído na mão com auxilio de Juntas de Bois que puxavam um couro para carregar terra e pedras, sem o uso de maquinas. Peixoto Junior (Dr. Peixoto) assume com a morte de Maneca Moreira, na época do Integralismo, contrata um topógrafo e locar melhor a estrada (Poções até o Rio das Mulheres), usando uma verba de 50 contos de reis. Posteriormente Benvindo Mota, loca a estrada no olho até o povoado de Nova Canaã, seguindo para Iguaí, com a ajuda importante de Manuel Martins de Souza. Essa aventura foi iniciada em 1945 com a inauguração da estrada em 1948. Nessa época erra representante político de Água Fria; Leovegildo R. Matos tendo como vereadores, eleitos pelo povoado; Samuel Miranda, Antônio Teles Barreto e Edgar Brandão.

O primeiro carro a entra nessa região foi um antigo Ford de Manuel Martins de Souza, que trouce uma Turbina Elétrica de Poções até o Povoado de Iguaí. Nessa época só havia estrada até o Rio das Mulheres. O Dr. Peixoto ordenou que Benvindo, com uma turma de 15 operários, fosse abrido e ajeitando a estrada pedestre para que o caminhão se deslocasse até Iguaí com a turbina para ser instalada no rio Gongogi. Essa operação levou 14 dias do Rio das Mulheres até Iguaí. Muitos meninos e adolescentes da época viram pela primeira vez um carro, incluído Noeme Martins Matos, sendo esse evento marcante na vida da comunidade de Água Fria. Como Manuel Martins era muito brincalhão as crianças perguntaram o que o caminhão comia e ele muito esperto falou que era banana e jaca. Mais tarde havia muitas bananas e muitas jacas trazidas pela meninada para que o caminhão pudesse se alimentar.

De Iguaí para Ibicuí e posteriormente para Ponto Astério a estrada foi feita no braço, sem ajuda pública, com recursos arrecadados dos fazendeiros e comerciantes desses povoados.

Com o apoio do Deputado Manuel Novais aproximadamente 25 km da estrada era construída a cada eleição para Governador, já com topografia feita pelo DNER, levando 12 anos para ser concluída até Ponto de Astério.

Em junho de 1960 o Governador Juracy Magalhães no final do seu governo, após uma visita a região, autoriza a construção definitiva da estrada, BA-262, sendo inaugurada de junho 1962. O Engenheiro do DERBA responsável foi Ademar Dantas junto com a empresa IMPAC que fez a estrada de Poções para Iguaí a ESPER de Ponte de Astério a Iguaí. Prefeito de Poções Olímpio Rolim

Em 1990 no governo de Waldir Pires o trecho de Poções para Nova Canaã foi finalmente asfaltado.

Toponímias importante da estra de Poções até Nova Canaã:

Capa Bode – Local onde os catingueiros matavam os botes para abastecer o pessoal da Mata;
Sosivendo – Acampamento de palha (pela porco) usado pelos trabalhadores na construção da estrada. Aproximadamente 50 barracos. Local muito frio e sóbrio. Um operário colocou uma placa com o nome só-si-vendo para crer;
Pedra de Amolar – local de ocorrência de quartzitos, finos, muito boas para amolar ferramentas;
Rio das Mulheres – Houve uma grande seca e as mulheres seguiam para o Rio para lavar roupas;
Rio do Vigário – certo dia um padre montado em um cavalo foi passar pelo Rio que, estava muito cheio devido as chuvas, caio dentro d´agua dando trabalho para ser retirado das águas;
Rego Viçoso – um trecho da mata formosa, com muitos cedros. Mato muito viçosa.



Entrevista concedida a Zilton Rocha e Fernando Matos em Nova Canaã, Bahia, outubro de 1990 quando Benvindo B. Mota tinha 80 anos.

EDIÇÃO - Fernando Matos

MONTAGEM - CURA FILMES – 2015

3 comentários:

  1. Benvindo Batista Mota – Nascida no Município de Itamarantiba, MG em 1910, migrou para a Cidade de Poções em 1932, se radicando na região das Andorinhas nas proximidades da Vila de Água Fria. Um dos fundadores da Cidade de Nova Canaã e o grande construtor da estrada que liga a Cidade de Poções ao Ponto de Astério, passando pelas Cidades de Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí. Antes de 1935 havia uma estrada de pedestre que ligava Poções as Vilas de Morrinhos, Água Fria, Iguaí até o Povoado do Guarani (Ibicuí). No mandato de Maneca Moreira, prefeito de poções em 1935, Benvindo Mota foi encarregado de construído os primeiros 30 km até o Capa-Bode com orçamento da prefeitura e ajuda dos fazendeiros. Todo esse trecho foi construído na mão com auxilio de Juntas de Bois que puxavam um couro para carregar terra e pedras, sem o uso de maquinas. Peixoto Junior (Dr. Peixoto) assume com a morte de Maneca Moreira, na época do Integralismo, contrata um topógrafo e locar melhor a estrada (de Poções até o Rio das Mulheres), usando uma verba de 50 contos de reis. Posteriormente Benvindo Mota, loca a estrada no olho ate o povoado de Nova Canaã, seguindo para Iguaí, com a ajuda importante de Manuel Martins de Souza. Essa aventura foi iniciada em 1945 com a inauguração em 1948. Em junho de 1960 o Governador Juracy Magalhães no final do seu governo, após uma visita a região, autoriza a construção definitiva da estrada, BA-262 sendo inaugurada de junho 1962.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Olá,

    Sou jornalista e neta de Esperança, irmã de Noveyork. Fiquei muito feliz em vez as filmagens do Benvindo, assim como o meu pai. Gostaria de saber se vocês possuem mais materiais sobre essa história.

    Agradeço desde já,

    Carolina C Sampaio de Novaes.

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