PROJETO - HISTÓRIA
VIVA DE NOVA CANAÃ - BAHIA
Idealização e Produção - Zilton Rocha e Fernando Matos
BENVINDO MOTA -
HISTORIAS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA - POÇÕES A PONTO DE ASTÉRIO - BA 262
(1935-1962)
Série – Histórica
Entrevista concedida a Zilton Rocha e Fernando Matos em Nova
Canaã, Bahia, outubro de 1990 quando Benvindo B. Mota tinha 80 anos.
Benvindo Batista Mota
– Nascida no Município de Itamarantiba, MG em 1910, migrou para a Cidade de
Poções em 1932, se radicando na região das Andorinhas nas proximidades da Vila
de Água Fria. Veio para região quando resolveu seguir para o Rio de Janeiro
saindo de Itamarantiba em Minas Gerais passando por Porções para chegar a
Ilhéus e pegar o navio. Ficou em Poções e foi contratado pela prefeitura
(Manuel Emiliano de Andrade – Maneca Moreira), se especializando e abrir
estradas. Casado com Dona Noveyork, filha de Salustiano Venâncio Sampaio
morador das Pedrinhas que teve como filha Noveyork, Fé, Esperança e Caridade.
Do casamento de Benvindo com Noveyork nasceram 9 filho: Veronica; Ebert;
Roberto, Davi, Tibiriçá, Itamar, Neide Liliane Sampaio Mota, Yara e Ubirajara
Sampaio Mota. Foi vereador por quatro mandatos em Nova Canaã e vice-prefeito na
gestão de Marival Fraga.
História da Construção da BA-262 que liga a Cidade de
Poções, passando por Nova Canaã (terra
prometida), Iguaí (fonte de beber
água), Ibicuí (água do pó da terra)
até Ponto de Astério. Antes de 1935 havia uma estrada de pedestre que ligava
Poções as vilas de Morrinhos, Água Fria, Iguaí até o Povoado do Guarani
(Ibicuí). No mandato de Maneca Moreira, prefeito de Poções em 1935, Benvindo
Mota foi encarregado de construído os primeiros 30 km até o Capa-Bode, com
orçamento da prefeitura e ajuda dos fazendeiros. Todo esse trecho foi
construído na mão com auxilio de Juntas de Bois que puxavam um couro para
carregar terra e pedras, sem o uso de maquinas. Peixoto Junior (Dr. Peixoto)
assume com a morte de Maneca Moreira, na época do Integralismo, contrata um
topógrafo e locar melhor a estrada (Poções até o Rio das Mulheres), usando uma
verba de 50 contos de reis. Posteriormente Benvindo Mota, loca a estrada no
olho até o povoado de Nova Canaã, seguindo para Iguaí, com a ajuda importante
de Manuel Martins de Souza. Essa aventura foi iniciada em 1945 com a
inauguração da estrada em 1948. Nessa época erra representante político de Água
Fria; Leovegildo R. Matos tendo como vereadores, eleitos pelo povoado; Samuel
Miranda, Antônio Teles Barreto e Edgar Brandão.
O primeiro carro a entra nessa região foi um antigo Ford de
Manuel Martins de Souza, que trouce uma Turbina Elétrica de Poções até o
Povoado de Iguaí. Nessa época só havia estrada até o Rio das Mulheres. O Dr.
Peixoto ordenou que Benvindo, com uma turma de 15 operários, fosse abrido e
ajeitando a estrada pedestre para que o caminhão se deslocasse até Iguaí com a
turbina para ser instalada no rio Gongogi. Essa operação levou 14 dias do Rio
das Mulheres até Iguaí. Muitos meninos e adolescentes da época viram pela
primeira vez um carro, incluído Noeme Martins Matos, sendo esse evento marcante
na vida da comunidade de Água Fria. Como Manuel Martins era muito brincalhão as
crianças perguntaram o que o caminhão comia e ele muito esperto falou que era
banana e jaca. Mais tarde havia muitas bananas e muitas jacas trazidas pela
meninada para que o caminhão pudesse se alimentar.
De Iguaí para Ibicuí e posteriormente para Ponto Astério a
estrada foi feita no braço, sem ajuda pública, com recursos arrecadados dos
fazendeiros e comerciantes desses povoados.
Com o apoio do Deputado Manuel Novais aproximadamente 25 km
da estrada era construída a cada eleição para Governador, já com topografia
feita pelo DNER, levando 12 anos para ser concluída até Ponto de Astério.
Em junho de 1960 o Governado Juracy Magalhães no final do
seu governo, após uma visita a região, autoriza a construção definitiva da
estrada, BA-262, sendo inaugurada de junho 1962. O Engenheiro do DERBA
responsável foi Ademar Dantas junto com a empresa IMPAC que fez a estrada de
Poções para Iguaí a ESPER de Ponte de Astério a Iguaí. Prefeito de Poções
Olímpio Rolim
Em 1990 no governo de Waldir Pires o trecho de Poções para
Nova Canaã foi finalmente asfaltado.
EDIÇÃO - Fernando Matos
MONTAGEM - CURA FILMES – 2015
Benvindo Batista Mota – Nascida no Município de Itamarantiba, MG em 1910, migrou para a Cidade de Poções em 1932, se radicando na região das Andorinhas nas proximidades da Vila de Água Fria. Um dos fundadores da Cidade de Nova Canaã e o grande construtor da estrada que liga a Cidade de Poções ao Ponto de Astério, passando pelas Cidades de Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí. Antes de 1935 havia uma estrada de pedestre que ligava Poções as Vilas de Morrinhos, Água Fria, Iguaí até o Povoado do Guarani (Ibicuí). No mandato de Maneca Moreira, prefeito de poções em 1935, Benvindo Mota foi encarregado de construído os primeiros 30 km até o Capa-Bode com orçamento da prefeitura e ajuda dos fazendeiros. Todo esse trecho foi construído na mão com auxilio de Juntas de Bois que puxavam um couro para carregar terra e pedras, sem o uso de maquinas. Peixoto Junior (Dr. Peixoto) assume com a morte de Maneca Moreira, na época do Integralismo, contrata um topógrafo e locar melhor a estrada (de Poções até o Rio das Mulheres), usando uma verba de 50 contos de reis. Posteriormente Benvindo Mota, loca a estrada no olho ate o povoado de Nova Canaã, seguindo para Iguaí, com a ajuda importante de Manuel Martins de Souza. Essa aventura foi iniciada em 1945 com a inauguração em 1948. Em junho de 1960 o Governador Juracy Magalhães no final do seu governo, após uma visita a região, autoriza a construção definitiva da estrada, BA-262 sendo inaugurada de junho 1962.
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