PROJETO - HISTÓRIA
VIVA DE NOVA CANAÃ - BAHIA
Idealização e Produção - Zilton Rocha e Fernando Matos
BENVINDO BATISTA MOTA
– O GRANDE CONSTRUTOR DAS ESTRADAS DE NOVA CANAÃ - PERFIL
Série – Histórica
Entrevista concedida a Zilton Rocha e Fernando Matos em Nova Canaã, Bahia, outubro de 1990 quando Benvindo B. Mota tinha 80 anos.
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Benvindo Batista Mota - 1990 |
Benvindo Batista Mota
– Nascida no Município de Itamarantiba, MG em 1910, migrou para a Cidade de
Poções em 1932, se radicando na região das Andorinhas nas proximidades da Vila
de Água Fria. Veio para região quando resolveu seguir para o Rio de Janeiro
saindo de Itamarantiba em Minas Gerais passando por Porções para chegar a Ilhéus
e pegar o navio. Ficou em Poções e foi contratado pela prefeitura (Manuel
Emiliano de Andrade – Maneca Moreira), se especializando e abrir estradas.
Casado com Dona Noveyork, filha de Salustiano Venâncio Sampaio morador das
Pedrinhas que teve como filha Noveyork, Fé, Esperança e Caridade. Do casamento
de Benvindo com Noveyork nasceram 9 filho: Veronica; Ebert; Roberto, Davi, Tibiriçá,
Itamar, Neide Liliane Sampaio Mota, Yara e Ubirajara Sampaio Mota. Foi vereador
por quatro mandatos em Nova Canaã e vice-prefeito na gestão de Marival Fraga.
Construção da estrada em 1962 |
História da Construção da BA-262 que liga a Cidade de
Poções, passando por Nova Canaã (terra
prometida), Iguaí (fonte de beber
água), Ibicuí (água do pó da terra)
até Ponto de Astério. Antes de 1935 havia uma estrada de pedestre que ligava Poções
as vilas de Morrinhos, Água Fria, Iguaí até o Povoado do Guarani (Ibicuí). No
mandato de Maneca Moreira, prefeito de Poções em 1935, Benvindo Mota foi
encarregado de construído os primeiros 30 km até o Capa-Bode, com orçamento da
prefeitura e ajuda dos fazendeiros. Todo esse trecho foi construído na mão com
auxilio de Juntas de Bois que puxavam um couro para carregar terra e pedras,
sem o uso de maquinas. Peixoto Junior (Dr. Peixoto) assume com a morte de
Maneca Moreira, na época do Integralismo, contrata um topógrafo e locar melhor
a estrada (Poções até o Rio das Mulheres), usando uma verba de 50 contos de
reis. Posteriormente Benvindo Mota, loca a estrada no olho até o povoado de
Nova Canaã, seguindo para Iguaí, com a ajuda importante de Manuel Martins de
Souza. Essa aventura foi iniciada em 1945 com a inauguração da estrada em 1948.
Nessa época erra representante político de Água Fria; Leovegildo R. Matos tendo
como vereadores, eleitos pelo povoado; Samuel Miranda, Antônio Teles Barreto e
Edgar Brandão.
Construção da estrada em 1962 |
O primeiro carro a entra nessa região foi um antigo Ford de
Manuel Martins de Souza, que trouce uma Turbina Elétrica de Poções até o
Povoado de Iguaí. Nessa época só havia estrada até o Rio das Mulheres. O Dr.
Peixoto ordenou que Benvindo, com uma turma de 15 operários, fosse abrido e ajeitando
a estrada pedestre para que o caminhão se deslocasse até Iguaí com a turbina
para ser instalada no rio Gongoji. Essa operação levou 14 dias do Rio das
Mulheres até Iguaí. Muitos meninos e adolescentes da época viram pela primeira
vez um carro, incluído Noeme Martins Matos, sendo esse evento marcante na vida
da comunidade de Água Fria. Como Manuel Martins era muito brincalhão as
crianças perguntaram o que o caminhão comia e ele muito esperto falou que era
banana e jaca. Mais tarde havia muitas bananas e muitas jacas trazidas pela
meninada para que o caminhão pudesse se alimentar.
De Iguaí para Ibicuí e posteriormente para Ponto Astério a
estrada foi feita no braço, sem ajuda pública, com recursos arrecadados dos
fazendeiros e comerciantes desses povoados.
Com o apoio do Deputado Manuel Novais aproximadamente 25 km
da estrada era construída a cada eleição para Governador, já com topografia
feita pelo DNER, levando 12 anos para ser concluída até Ponto de Astério.
Em junho de 1960 o Govenador Juracy Magalhães no final do seu
governo, após uma visita a região, autoriza a construção definitiva da estrada,
BA-262, sendo inaugurada de junho 1962. O Engenheiro do DERBA responsável foi
Ademar Dantas junto com a empresa IMPAC que fez a estrada de Poções para Iguaí
a Esper de Ponte de Astério a Iguaí. Prefeito de Poções Olímpio Rolim
Em 1990 no governo de Waldir Pires o trecho de Poções para
Nova Canaã foi finalmente asfaltado.
EDIÇÃO - Fernando Matos
MONTAGEM - CURA FILMES – 2015
Benvindo Batista Mota – Nascida no Município de Itamarantiba, MG em 1910, migrou para a Cidade de Poções em 1932, se radicando na região das Andorinhas nas proximidades da Vila de Água Fria. Um dos fundadores da Cidade de Nova Canaã e o grande construtor da estrada que liga a Cidade de Poções ao Ponto de Astério, passando pelas Cidades de Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí. Antes de 1935 havia uma estrada de pedestre que ligava Poções as Vilas de Morrinhos, Água Fria, Iguaí até o Povoado do Guarani (Ibicuí). No mandato de Maneca Moreira, prefeito de poções em 1935, Benvindo Mota foi encarregado de construído os primeiros 30 km até o Capa-Bode com orçamento da prefeitura e ajuda dos fazendeiros. Todo esse trecho foi construído na mão com auxilio de Juntas de Bois que puxavam um couro para carregar terra e pedras, sem o uso de maquinas. Peixoto Junior (Dr. Peixoto) assume com a morte de Maneca Moreira, na época do Integralismo, contrata um topógrafo e locar melhor a estrada (de Poções até o Rio das Mulheres), usando uma verba de 50 contos de reis. Posteriormente Benvindo Mota, loca a estrada no olho ate o povoado de Nova Canaã, seguindo para Iguaí, com a ajuda importante de Manuel Martins de Souza. Essa aventura foi iniciada em 1945 com a inauguração em 1948. Em junho de 1960 o Governador Juracy Magalhães no final do seu governo, após uma visita a região, autoriza a construção definitiva da estrada, BA-262 sendo inaugurada de junho 1962.
ResponderExcluirPelo menos mantenham ela em bom estado,para que esse esforço seja válido.Não é possível tanto BURACO no asfalto.Governador,Prefeito Acorda.
ResponderExcluirPelo menos mantenham ela em bom estado,para que esse esforço seja válido.Não é possível tanto BURACO no asfalto.Governador,Prefeito Acorda.
ResponderExcluirValeu o esforço sr Benvindo Mota,agora esperamos que eles tenham pelo menos a capacidade de manter essa estrada em bom estado.
ResponderExcluirValeu o esforço sr Benvindo Mota,agora esperamos que eles tenham pelo menos a capacidade de manter essa estrada em bom estado.
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