sábado, 2 de julho de 2016

PASTOR JACINTO DA SILVA, NOVA CANAÃ (BA) - JOSUÉ ANDRADE VIEIRA

PROJETO - HISTÓRIA VIVA DE N. CANAÃ - BA
Idealização e Produção - Zilton Rocha e Fernando Matos

PASTOR JACINTO DA SILVA, NOVA CANAÃ (BA) - JOSUÉ ANDRADE VIEIRA
SERIE PERSONALIDADES

Entrevista concedida a Fernando Martins Vieira Matos, e Noeme Martins Matos na Sapucaia em 15 de fevereiro de 2001.

Josué Andrade Vieira
Josué Andrade Vieira – Filho de João Feliciano Vieira e Dunina Andrade Vieira, nascido na Faz Palmeiras no município de Jiquiriçá. Veio para a Região da Sapucaia, município de Poções em 1936, com o seu pai. Fez o curso primário na Escola da Fazenda Floresta, de Bernardino Rodrigues de Matos quando o Pastor Abílio foi o diretor dessa instituição. Relembra que a região da Sapucaia erra toda coberta por mata fechada, com uma grande quantidade de Sapucaias que lhe teu o nome. Casado como Loita Rodrigues Vieira com quem teve os seguintes filhos: Margarida Vieira Rodrigues, Esdras Rodrigues Vieira, Suzy Rodrigues Vieira, Ruither Andrade Vieira, Zuzu e João Carlos Andrade Vieira.





Pastor José Jacinto Da Silva
Pastor José Jacinto da Silva - Nasceu em Ilhéus, Bahia e veio para Pernambuco a fim de estudar no Seminário Teológico. Era músico, evangelista e missionário. Trabalhou como missionário da Convenção Batista de Pernambuco durante vários anos. Ingressou no Colégio Americano Batista em 1929 e concluiu o curso de Bacharel em Ciências e Letras, no mesmo ano em que recebeu formação teológica pelo STBNB, como Mestre em Teologia, em 1932. Sua turma era composta por Helcias Raposo Câmara, João Norberto da Silva, Davi Bueno Teixeirense, entre outros. Pastoreou a 2ª IB de Rio Branco, de 1933 a 1937, quando motivado pelo Senhor, desbravou o Sertão, pregando o Evangelho do Reino. Esse bravo “homem de Deus” partia pelas estradas sertanejas a cavalo e por muitas vezes a pé, em companhia dos tropeiros da região. Em 1938, chamado pelo Senhor para outra seara, a Bahia, obedeceu-lhe e trabalhou incessantemente pregando Jesus.

Pastor José Jacinto fundou 28 igrejas e congregações nos Estados de Pernambuco e Bahia, incluindo a construção do templo da Ig. Batista de Nova Canaã em 1945 e O Instituto Batista Florestal. O Pastor Jacinto escolhia os melhores locais da cidade para edificar os templos das igrejas e escolas que ele organizava.

Ele dizia: “quando chego numa cidade eu quero dominar pelo evangelho, pela educação e pela política”.

Até depois de longas datas, ainda teve forças para organizar mais 04 igrejas em Salvador (BA) e 01 em Camaçari (BA). Foi um grande professor, fundou vária escola e ensinou musica, formando várias bandas, nas igrejas que pastoreou – Foi o primeiro professor de musica no Distrito de Nova Canaã. Após conviver com muitos e viver por 87 anos a serviço do Rei, volto para casa do Pai (março de 1979).
Instituto Batista Florestal
Igreja Batista de Nova Canaã - 1945




























PASTOR JACINTO DA SILVA, NOVA CANAÃ (BA) - JOSUÉ ANDRADE VIEIRA
SERIE PERSONALIDADES

Fontes:
Gomes, Aparecida Maria Alvino Cavalcanti. Tempo de Celebrar. Serra Talhada: Gráfica Ponto Final, 2007, p. 4951.
Cavalcanti, Misael Freire. Relato histórico sobre o Pastor José Jacinto, 2003.

EDIÇÃO - Fernando Matos
MONTAGEM - CURA FILMES – 2016

4 comentários:

  1. O Pastor Misael Cavalcanti, natural de Cabrobó (PE), relata que o Pastor José Jacinto fundou 28 igrejas e congregações nos Estados de Pernambuco e Bahia. O pastor narra, ainda, que o seu pai Cícero Caló, dizia, que, em certa ocasião, o Pastor José Jacinto foi pregar o Evangelho em Terra Nova, Distrito de Cabrobó (PE), lugar onde não era permitido os protestantes anunciarem a Cristo. Entretanto, corajosamente, o Pastor José Jacinto começou a pregar na praça da feira. Um “puxasaco”
    foi avisar ao “coronel” da vila que havia um pastor falando de Cristo na praça e se ofereceu para expulsálo; o “coronel” disse deixa que eu vou pessoalmente. Quando mandou o pastor parar,
    ouviu uma resposta que o deixou paralisado e bateuse em retirada. O homem de Deus, cheio do Espírito Santo, disse: “Eu não tenho a minha vida por preciosa, importa a mim pregar o evangelho do meu Senhor Jesus e cumprir o seu IDE”. (Atos20:24). Agora, o senhor faça o que quiser comigo, eu estou pronto para tudo. Que coragem! Que exemplo de entrega total! E quanto ao “puxasaco,” que estava ciscando e se ofereceu para dar uma surra no pastor, quando foi pegar, o seu cavalo, à tarde, ao desatar a corda, foi picado por uma cascavel e morreu. A notícia se espalhou pela cidade, e o evangelho prosperou em toda região.

    ResponderExcluir
  2. Um Pastor pioneiro, fundador de igrejas, escolas e um excelente professor de música - homem de muitos talentos dedicados ao evangelismo e a libertação dos homens - um grande construtor de cidadania. Construiu a Igreja Batista de Nova Canaã e o Instituto Batista Florestal, germe do Grande Colégio Florestal de Nova Canaã.

    ResponderExcluir
  3. Mirian Matos Alexandre - Pr Jacinto não foi esquecido na memória oral. Esta homenagem é oportuna. Pr Jacinto ensinou musica com diversos instrumentos musicais e deixou um grande legado para nós que não o conhecemos. Não teve filhos e faleceu antes da esposa. Sua esposa necessitou de ajuda financeira para sobreviver. Segundo minha mãe pessoas em Nova Canaã ajudaram. Atualmente as igrejas pagam Previdência para seus pastores mas não ha Regulamentação como profissão. Poderemos fazer uma comparação para quem não professa nenhuma religião, que o pastor é uma espécie de Coach espiritual .

    ResponderExcluir
  4. Dayane Martins De Menezes Costa Obrigada primo querido, por compartilhar registro tão importante da nossa história como família, e desse legado espiritual o qual nos foi transmitido! Realmente homens notáveis o Pr. Misael e o Pr. Jacinto! Marcos na história da nossa querida Nova Canaã, e que nos remete a doce lembrança da nossa amada e inesquecível Tia Noeme! " Quantos fiéis Senhor, bravos heróis da fé.Deram sua vida por tua vinha.
    Tombaram, mas de pé!" (Trecho do louvor Heróis da Fé)

    ResponderExcluir