quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

HOMENAGEM A JÓ DE MÃE CHICA 17-1-17 - ZILTON ROCHA

HOMENAGEM A JÓ DE MÃE CHICA 17-1-17


Zilton Rocha


Jó de Mãe Chica e Zilton Rocha
Este é o nosso amigo Jó de Mãe Chica. É um cidadão da minha geração. Irmão de Lício que morou um tempo com Pastor Jezimiel e Profª Marlu. Depois, sumiu de Canaã. Não sei se Jó mantém algum contato com ele ou, pelo menos se sabe do paradeiro. 

Minha primeira experiência com escola foi um ano ou uns meses na escola da Profª Nicéia. A segunda foi na escola de Dona Durvalina, mãe da Profª Noeme e vó de Cura (Fernando Martins Vieira Matos) e ficava na Av. Juracy Magalhães, perto da usina onde estava instalado o Motor a diesel que fornecia luz durante algumas horas para a praça e as duas ou três principais ruas da nossa Vila de Nova Canaã, no início dos anos 50. 

Local da Escola - Casa da Usina













O local exato era ali na saída para Iguaí, mais ou menos onde hoje mora Dona Ernestina Sena. Jó, Lício e mais uns dois ou três garotos de vez em quando jogavam pedra na gente, dentro da sala onde funcionava a escola. Acho que era uma reação ao fato de serem excluídos do direito que toda criança tem de receber educação.


Ainda há quem acredite que todas as crianças não estudam porque não querem ou dão outras explicações mágicas para justificar o descaso, o crime que secularmente as classes dominantes cometeram contra gerações e mais gerações neste país. 
Durvalina Oliveira Martins

A voz de Jó é a prova cabal de que a maioria além de não terem direito de estudar, de se realizar é, também, a prova de quantos artistas deixamos de conhecer devido ao velho modelo escravocrata que reinou e ainda reina por aqui. E todas as vezes que se tentou reduzir a exclusão os poderosos de todos os matizes, de todos os velhos e novos sobrenomes se juntam para abortar. Até quando? 


Foi assim que o canto dolente de Jó, que Fernando Cura e eu registramos há 30 anos, me conduziu aos meus tempos de infância e às minhas conversas com estudantes quando trabalhava o espaço agrário brasileiro. Somos, certamente, o país de maior concentração de terras do mundo!



O título da música é Ladrão de Terra. Os compositores são Teddy Vieira e Moacyr dos Santos. Várias duplas sertanejas a cantam, principalmente Jacó e Jacozinho.



Vila longa a Jó de Mãe Chica!






Jó de Mãe Chica - Música Ladrão de Terra. Os compositores são Teddy Vieira e Moacyr dos Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário